9/20/2010

E montou-se a festa: acção social na Nicarágua, Verão 2010









Os computadores
O Director da Escola de Ometepe pediu-me, no ano passado, um computador para a direcção e as maravilhas da comunicação fizeram o resto: um post no Facebook e numa semana conseguimos três! Tudo graças à Raquel, à Vilma Harten e ao José Lopes, aos quais agradeço em nome do Director, a sua boa vontade e preciosa ajuda nesta acção.
Na próxima vez contamos levar mais computadores de forma a termos os suficientes para poder dar aulas de informática (há um professor capacitado para tal) e preparar os alunos para a anunciada chegada da internet. Garanto que não fui mordido pelo bicho do socrático "choque tecnológico", mas num “pueblo” com centenas de alunos e sem uma única biblioteca, o acesso à informação é uma enorme mais-valia que implica para alguns alunos, uma viagem de três horas de autocarro ao ciber mais perto.



A mesa
A mesa que construímos em Janeiro também foi pintada, com cores garridas para animar os estudos, umas patrióticas bandeiras de Portugal nos bancos, e claro, o logo da Nomad!


(foto João Pereira)



(foto João Pereira)

(foto João Pereira)


(Nesta fotografia os alunos exibem garrafas de plástico cheias de plásticos que foram recolhendo e que iremos usar para o enchimento da próxima mesa. A Paula Neto trouxe um saco cheio de estojos repletos de material que foram oferecidos às aulas em proporção das garrafas que recolheram.)


(foto João Pereira)

E montou-se a festa
E assim vamos perpetuando esta Descoberta da América Central com uma ajuda directa à população, que nos retribui com enorme sorrisos, e desta vez até uma festa: com direito a banda, "piñata" (foto com o pau) e danças tradicionais. Como dizia o Director, “Na América Central não temos nada, mas quando é para montar uma festa, nisso somos rápidos!”.


E nós agradecemos.

(foto João Pereira)


(foto João Pereira)
(foto João Pereira)
(foto João Pereira)

 

3 comentários:

  1. Lindo!

    Que vontade tenho de fazer um voluntariado num local assim!
    Desde que li um dos livros do Gonçalo Cadilhe que não me sai a ideia ir até à Nicarágua ou ao Perú. Ajudar, fazer, construir, ensinar e certamente aprender muito!

    Ivete

    ResponderExcluir
  2. Ora aqui está uma presença na Terra que fará alguma diferença!
    Nunca te imaginei a fazer isto.. excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  3. O bicho do agente técnico Sócrates é só conversa para parvos e para votos. Só tem a ver com a mediocridade dos magalhães e e-escolinhas.
    O que este grupo fez tem a ver com a vivência, ajuda e amor entre humanos no mundo. Faz toda a diferença.
    Alberto Álvares

    ResponderExcluir